terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Posse responsável de animais de companhia (2)

Nunca deixe o seu animal solto nas ruas, mesmo que sob sua vigilância! A lei obriga que o animal circule sempre na via pública com trela;
Quando levá-lo a passear, recolha sempre as suas fezes num saco plástico apropriado. A presença de fezes espa-lhadas nos jardins públicos é responsável pela transmissão de doenças às pessoas, especialmente às crianças que brincam na relva ou com animais;
Quando for viajar leve-o junto ou deixe-o ao cuidado de alguém que cuide bem dele e da sua alimentação.
2.6Saúde
É importante ter a noção que todos os animais de compa-nhia necessitam de cuidados veterinários! Se notar algum comportamento estranho no seu animal (deprimido, falta de apetite, diarreia, vómitos, coça-se demais, olhos reme-lentos, nariz seco e quente), deverá levá-lo a uma Clínica Veterinária.
Assim, para garantir a saúde do seu animal é necessário vaciná-lo anualmente e desparasitá-lo de uma forma regular, internamente (lombrigas e ténias) e externa-mente (pulgas e carraças), para além do acompanhamento médico-veterinário, de forma a não pôr em causa o bem-estar do seu animal e sobretudo a saúde das crianças e adultos que com ele contactam.
2.6.1. Vacinação
2.6.1.1.Vacina anti-rábica
No nosso país a vacinação anti-rábica é anual, obrigatória para os cães e fundamental para mantermos o estatuto de país livre desta doença mor-tal! Em Portugal, felizmente não se registam casos de raiva há alguns anos, graças aos esforços efectuados na vacinação sistemática anual dos animais! A Raiva continua a existir em larga escala em países do Norte de África, Países de Les-te e Países da América do Sul, como o Brasil.
2.6.1.2. Outras Vacinas

Existem vacinas, que embora não sejam obrigatórias, protegem contra algumas das principais doenças infecciosas do seu cão (esgana, parvovirose, hepatite infecciosa canina) e do seu gato (coriza, pan-leucopénia e leucose), algumas das quais transmissí-veis ao Homem (Leptospirose) e para as quais a pre-venção é efectuada recorrendo à vacinação anual.
2.6.1. Desparasitação
2.6.1.1. Desparasitação externa

As pulgas e carraças são dois flagelos dos nossos companheiros de quatro patas. Estes parasitas que se alimentam de sangue, estão normalmente na origem de lesões locais ou de fenómenos alérgicos, podendo igualmente transmitir parasitas intestinais ou doenças graves no cão ou no Homem (Febre da carraça, Erliquiose, Borreliose). Existem, no entanto, desparasitantes no mercado activos contra pulgas, carraças e moscas, que pro-tegem o seu animal.
2.6.1.2. Desparasitação interna

Danos para a Saúde do Homem
Os vermes dos cães e gatos podem causar várias doenças aos seres humanos. Crianças são muito susceptíveis, pois levam a mão à boca com frequência, podendo ingerir



Larva Migrans Cutânea

É provocada pelas formas larvares da Ancylostoma, que pene-tram e migram na pele, provocando lesões cutâneas.
Equinococose ou Doença do Quisto Hidático
Doença provocada por uma ténia Echinococcus, transmissível ao Homem por ingestão de ovos deste parasita, que podem existir na superfície do pêlo dos cães e também dispersos no meio ambiente, contaminando assim as águas de bebida e de rega, os frutos e os vegetais. Para impedir a infecção dos cães, os donos dos animais não devem dar-lhes vísceras de bovino, ovino e caprino contaminadas com quistos.
Os parasitas ingeridos pelo Homem são libertos no intestino delgado, atravessam a parede intestinal e são transportados pela corrente sanguínea aos diversos órgãos, sendo mais fre-quente o fígado e os pulmões, podendo chegar a atingir o cérebro. Nesses órgãos, dão origem aos chamados quistos hidáticos, com aspecto semelhante a balões de água. O tratamento é cirúrgico de forma a remover estes quistos
O desparasitante que escolher deve ser activo e eficaz para todo o tipo de parasitas intestinais.
Existem desparasitantes sob a forma líquida, que podem ser misturados com a alimentação, facilitando deste modo a sua administração em cachorros. Nos cães adultos, encontramos desparasitantes sob a forma de comprimidos.
Aconselhe-se com o seu Médico Veterinário!
Um animal parasitado, encontra-se imunodeprimido! Desparasite-o sempre antes de o vacinar!
Ao desparasitar os seus animais de estimação, aproveite e desparasite a sua família ao mesmo tempo!
É uma dupla protecção e segurança que você e os seus filhos agradecerão!




Larva Migrans Vis-ceral e Larva Migrans Ocular
Estas doenças são causadas pelas larvas de Toxocara, que penetram a parede do intestino delgado, localizando-se em diversos órgãos como o fígado, o globo ocular ou o sistema nervoso central, provocando graves lesões

Existem dois tipos de parasitas internos ou intestinais que afectam os nossos cães, gatos e até o Homem: os vermes redondos ou "lombrigas" ou cilíndricos e os vermes chatos ou ténias.
O seu animal provavelmente estará parasitado quando observar algum destes sinais: - Arrastar a região anal pelo chão;
- Lamber a região anal; - Fadiga pouco habitual;
- Diarreia ou sangue nas fezes;
- Fezes com segmentos das ténias que se assemelham a grãos de arroz.
-Ventre dilatado
Danos para a saúde dos animais
Os parasitas internos ou intestinais causam vários problemas à saúde dos cães e gatos.
A natureza, a extensão e gravidade das lesões variam em função do número e da espécie de parasitas.
De uma forma geral, provocam: Emagrecimento
Falta de apetite
Pêlo sem brilho
Atraso no crescimento
Comprometimento das funções de digestão e absorção
Alterações Digestivas: Diarreia, Vómito, Aumento do Volume e dor abdominal
Risco de obstruções intestinais (chegando por vezes a perfurar o intestino)
Anemia
Reacções alérgicas
Perda de resistência e vitalidade, podendo diminuir a protecção con-ferida pelas vacinas e causando maior predisposição a infecções secundárias.

2.5 Circulação na via pública

Sem comentários:

Enviar um comentário