segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Posse responsável de animais de companhia (1)

1. ANTES DE ADOPTAR
 Nunca adopte ou adquira um animal se algum membro da sua família estiver em desacordo;
 Não ofereça animais! A adopção de um animal deve ser uma escolha consciente e não algo imposta;
 Não adquira ou adopte um animal de uma determinada raça só porque está na moda. A moda passa e um cão ou gato pode chegar até aos 14 anos ou mais de idade!
 Não adopte só porque é de graça ou porque o cachorro é muito querido ou fofinho!
Lembre-se que um cachorro depressa cresce, necessitando de um espaço para brincar, de um alojamento que o abrigue das intempéries, de uma alimenta-ção equilibrada, das visitas periódicas ao Médico Veterinário e de um dono que tenha tempo para ele! Trata-se de uma vida e não de um brinquedo!
2.CUIDADOS BÁSICOS
2.1.Alojamento
O local onde o animal dorme, brinca e se alimenta deve permi-tir uma fácil limpeza e desinfecção, a protecção das intempé-ries (frio e chuva) e sobretudo a tranquilidade e incomodidade da vizinhança. Lembre-se que a posse de animais está sempre condicionada pela existência de boas condições e ausência de riscos higio-sanitários e que num pré-dio urbano (apartamento), não é permitido ter mais de 3 cães ou 4 gatos, num total que nunca pode exceder os 4 animais! O incumprimento destas regras de convivência é punível com coimas de 50
Lembre-se que ter um animal amarrado um dia inteiro à uma corrente, para além dele se tornar agressivo e poder agredir as pessoas da própria casa, trata-se sobre-tudo de um acto cruel.
2.2. Alimentação
Os animais devem ser alimentados todos os dias de for-ma equilibrada, de acordo com a espécie, raça, idade e estado fisiológico;
É preciso saber que os animais adultos devem receber ração adequada no mínimo 1 a 2 vezes por dia, enquan-to os cachorros necessitam de ração específica para o seu crescimento e devem ser alimentados no mínimo 2 a 3 vezes por dia;
Os animais até podem ser alimentados com comida caseira, mas uma ração de boa qualidade tem a vantagem de ser mais equilibrada e completa. Evite dar ossos de frango e comidas muito condimentadas.
É importante lembrar que é preciso manter sempre água fresca à disposi-ção dos animais!
2.3. Higiene
Os donos dos animais devem proporcionar-lhes condi-ções de higiene regulares. O animal e o local onde este se encontra devem estar sempre limpos! No entanto, evi-te dar mais de um banho ao seu cão por mês, a não ser que seja estritamente necessário! Lembre-se que quanto mais banho por mês der ao seu animal, maior "odor a cão" sentirá!
Use sempre um champô adequado, de preferência com cheiro neutro. O banho deve ser dado em dias quentes e com água morna, tendo sempre o cuidado de proteger as orelhas para que não entre água, evitando proble-mas de otites.

Os animais de companhia precisam de ser educados des-de cachorros e de saberem quem é que manda, o que podem e o que não podem fazer e onde!
Para uma boa educação, não é necessário bater ou ainda abandonar um cão ou gato só porque ele fez algo de erra-do. É preciso ter paciência...
Os cães e gatos são muito inteligentes e acabam aprendendo tudo que se espera deles.
Desde pequenos os cães e gatos devem ser acostumados com toda a família, parentes e amigos e outros animais.
O período de aprendizagem de um cão ou gato realiza-se durante o primeiro ano de vida. È a altura ideal para lhe ensinarem os comportamentos correctos a ter em sua casa!




2.4. Educação

Sem comentários:

Enviar um comentário