terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Hidatidose

 
A Hidatidose é uma zoonose, ou seja,  é uma doença infeciosa transmissível, em condições naturais, dos animais vertebrados – tanto domésticos como selvagens – ao homem e inversamente.
 
 
“Portugal foi o Estado membro da União Europeia (UE) que registou o maior aumento de casos de quisto hidático em 2004, revela o primeiro relatório anual da Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) sobre doenças zoonóticas (…) Em 2004 foram detetados em Portugal 57 casos humanos de hidatidose, contra dez em 2003, sem que tenham sido dadas explicações para este aumento. “
Fonte: Público
A equinococose/hidatose é uma doença provocada, em Portugal, por um parasita chamado Equinococcus granulosus que se encontra no intestino do cão parasitado.
Ciclo de vida:
 
Vídeo da Hidatidose : http://youtu.be/Ddk_jkP4_Rc 
 
Nos últimos quatro anos, a Direcção Geral de Saúde (DGS) registou uma média de 17 casos de infeção por hidatidose por ano, mas a própria DGS afirma que estes dados estão longe da realidade, apesar de se tratar de uma doença de declaração obrigatória. «Os números existentes estão certamente muito afastados da realidade porque, na maior parte das vezes, este problema não é sequer reportado às autoridades de saúde. Muitas vezes os médicos dos centros de saúde passam os anti-parasitários e não registam os casos», explicou à Lusa Judite Catarino, da DGS. »
Fonte: Lusa (25 Fevereiro de 2005)
Esta doença parece apresentar maior prevalência no Alentejo, constituindo os Concelhos de Elvas, Alandroal e Campo Maior, os que apresentam uma das maiores prevalências de hidatidose humana em termos europeus. Em Portugal e Espanha, ainda que a situação tenha melhorado nos últimas décadas em termos de saúde animal, são significativos os casos humanos quer em adultos quer em crianças, estes último grupo verdadeiro indicador da incidência desta doença de desenvolvimento lento e cujo diagnóstico frequentemente apenas ocorre várias décadas após o início do parasitismo.
Algumas câmaras municipais realizam campanhas de informação e prevenção da hidatidose oferecendo desparasitações orais gratuitas aos animais de companhia. Também os hospitais, e a sociedade portuguesa de hidatidologia organizam campanhas de rastreio da hidatidose, sendo estas medidas bastante importantes devido à elevada prevalência de hidatidose no nosso país e, em especial, no Alentejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário