segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Cães perigosos ainda sem treinadores certificados

Há seis meses que a lei exige que o treino seja feito por treinadores certificados, mas o Governo ainda não fez o regulamento.

Esta era uma das principais novidades da legislação contra cães perigosos ou potencialmente perigosos que tinham de passar a estar treinados por alguém registado na Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O problema é que ainda não há regulamento que defina o que é um treinador certificado.
Questionada pela TSF, a DGAV justifica-se e diz que os regulamentos sobre esta matéria são «extremamente complexos» pois interferem diretamente com a segurança, razão que levou os responsáveis a pedir «os contributos de peritos e das forças policiais». O processo está em fase de avaliação jurídica e até que se conclua ninguém é obrigado a ter o cão com este tipo de treinos.
Entretanto, as associações que trabalham com cães têm sido contactadas por donos preocupados porque sabem que a nova lei passou a exigir um treinador certificado. É isso que tem acontecido no Rottweiler Clube de Portugal e na Associação de Treinadores Amadores e Amigos do Cão.
Cláudio Nogueira conta que tem explicado aos donos que esta parte da leipois falta a regulamentação da DGAV. O treino com treinadores certificados foi uma das principais novidades da nova lei contra cães potencialmente perigosos.

Nuno Guedes
 

Sem comentários:

Enviar um comentário