quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Dirofilariose

Dirofilariose é uma zoonose, ou seja,  é uma doença infeciosa transmissível, em condições naturais, dos animais vertebrados – tanto domésticos como selvagens – ao homem e inversamente.
 
Caracterização do agente:
A Dirofilariose é uma infeção causada por um parasita de nome Dirofilária, sendo também conhecido como a “doença do verme do coração”.
Em Portugal, este parasita localiza-se preferencialmente nas regiões do Ribatejo, Alentejo, Algarve  e Ilha da Madeira.
O parasita atinge os vasos sanguíneos causando obstrução da corrente sanguínea, juntamente com tromboembolismos. Esta patologia pode levar à incapacitação ou mesmo morte do animal afetado.
A dirofilária afeta principalmente cães mas também pode afetar gatos e animais silvestres.
Modo de transmissão
A transmissão ocorre através da picada de mosquito Fêmea ( Culex pipiens) infetada com larvas de dirofilária ( microfilárias)
 
presentes no animal infetado. As microfilárias tornam-se infetantes após 10 a 15 dias dentro do mosquito onde posteriormente serão inoculadas num animal saudável. Após a inoculação num animal saudável, as microfilárias migram para as artérias pulmonares e coração, onde se desenvolvem até ao estado adulto em 6 meses.
Para visualizar um vídeo ilustrativo acerca da dirofilariose, seguir o seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=lbFe9G3ntQg
Sintomatologia:
Os sintomas normalmente surgem após vários meses de o animal ser infetado. São mais comuns as dificuldades respiratórias, tosse crónica, intolerância ao exercício, perda de apetite e emagrecimento, edemas , perda de consciência e morte súbita ( em casos mais avançados).
Poderá haver animais sem sintomatologia, sendo preocupante quando os animais manifestam os sintomas, porque pode-se estar perante um caso irreversível.
Os gatos também podem contrair dirofilariose, apesar de ser mais raro do que nos cães, sendo os sintomas nos gatos mais agudos, levando mesmo à morte súbita sem que o dono detete qualquer sintoma.
Tratamento:
Se esta patologia for diagnosticada precocemente, tem cura mediante tratamento químico, apesar de ser um tratamento dispendioso que apresenta alguns riscos  para a saúde do animal.
Prevenção:
A prevenção é feita mensalmente através de comprimidos que eliminam as formas larvares de dirofilária, ou mediante o uso de repelentes que previnam a picada do mosquito.
 
Dirofilariose humana
O Homem pode infetar-se quando os vetores contendo microfilárias em fase infetante se alimentam deste.  Estes vermes são assim transmitidos para o sangue periférico e normalmente não conseguem ultrapassar o tecido subcutâneo, morrendo neste. Contudo existem vários estudos que relatam casos de dirofilariose humana, tendo sido o primeiro caso relatado no Rio de Janeiro, em que uma menina apresentava dois parasitas adultos no coração.
Um estudo realizado entre 1990 e 1999 em Itália identificou 60 novos casos de dirofilariose humana sendo que os parasitas localizam-se mais frequentemente no pulmão, musculatura do braço e perna, escalpe e olho, como se demonstra na figura seguinte:
Outro estudo realizado a nível europeu em 1999 identificou as regiões em que existe maior  prevalência de Dirofilaria spp. e identificou o numero de casos reportados de dirofilariose humana.

http://saudepublica.wordpress.com/arquivo/zoonoses/

Sem comentários:

Enviar um comentário