Os animais, podem transmitir em determinadas condições e situações doenças tanto para os outros animais como para o Homem (Zoonoses).
Algumas doenças podem ser evitadas se se desparasitar, vacinar e vigiar o seu animal.
As Parasitoses são doenças causadas por parasitas e como são muitas e de fácil contágio, algumas até mortais para o homem, como a Equinicocose (Quisto Hedático). A Leichmaniose, a Toxocarose, a Anquilostomose, etc., são alguns exemplos de parasitoses o que torna a desparasitação de extrema importância de todos os animais e das pessoas. Aos cachorros é aconselhável desparasitar todos os meses, até aos 6 meses de idade e, aos adultos, de 4 em 4 meses.
Problemas como pulgas e carraças podem ser evitados com o uso de champôs, produtos para aplicar no pêlo, coleiras insecticidas, comprimidos, etc.
A vacinação é muito importante para evitar contrair algumas doenças que, na maioria das vezes, são fatais. As vacinas estimulam as defesas do organismo permitindo-lhe resistir ao contacto com um agente infeccioso. Como não é um acto isento de riscos, o animal deve fazer sempre um exame médico.
Assim, aconselha-se a primeira vacina a partir das 6 a 8 semanas de vida depois de estar desparasitado e lavado para evitar outros problemas.
As vacinas contra as doenças como: Parvovirose, Leptospirose, Esgana, Tosse do Canil, Raiva, etc., devem ser repetidas anualmente.
A vacinação contra a Raiva é obrigatória em Portugal a partir dos 3 meses de idade.
. A vacinação contra a Leptospirose também deve ser anual sendo de extrema importância pela sua transmissibilidade ao Homem.
. A vacinação contra a Leptospirose também deve ser anual sendo de extrema importância pela sua transmissibilidade ao Homem.
Antes de tomar as vacinas o cão deve tomar banho e estar desparasitado. Depois das vacinas deve deixar o cão descansar e evitar que se constipe.
Sem comentários:
Enviar um comentário