quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cães reduzem pressão arterial dos donos

De acordo com um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos da América, os cães reduzem a pressão arterial dos donos.
 
 
 
O estudo envolveu 32 proprietários de animais de estimação, que usaram um dispositivo que media a pressão arterial a cada 20 minutos durante o dia. “Este é o primeiro estudo a analisar a pressão arterial sob condições normais de vida com animais presentes”, refere Erika Friedman, responsável pela pesquisa. “O estudo permitiu avaliar o impacto em tempo real dos animais nos seus donos”.
21 participantes possuíam apenas cães e os resultados demonstram que a presença de um cão reduziu significativamente a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica. “Este estudo evidencia o impacto positivo dos cães em indivíduos com hipertensão”, refere a investigadora.
Oito dos participantes possuíam apenas gatos e os resultados demonstraram que, em média, a pressão arterial diastólica era mais baixa e a pressão arterial sistólica era mais alta quando os gatos estavam presentes.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário