quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A processionária na saúde do animal doméstico

A processionária ou lagarta-do-pinheiro é uma praga florestal que, para além de causar danos importantes em matas de coníferas, pode causar intoxicações severas em humanos e animais domésticos através do contacto com os seus pêlos urticantes.
O que é a processionária ou lagarta-do-pinheiro?
Os pinheiros e cedros servem de hospedeiros a uma lagarta da família Thaumetopoidea, género Thaumetopoea, sendo a mais vulgar a Thaumetopoea pityocampa, que causa por vezes grandes danos em vastas áreas florestais, sendo por muitos considerada o agente mais destrutivo dos pinhais a seguir aos incêndios.

Os seus efeitos nefastos não se restringem a estas espécies florestais mas a muitas espécies animais que com ela contactam. No seu habitat natural, as raposas, os ginetes e os texugos são muitas vezes afectados por este ser rastejante. Cavalos, ovelhas e porcos são também surpreendidos durante a pastagem, bem como diversas espécies de aves que, na procura de alimento, são afectadas por esta lagarta. Na fauna doméstica, o cão e o gato são objecto de consulta veterinária frequente pelos efeitos alérgicos que a processionária neles provoca.
Aspectos clínicos veterinários da intoxicação por contacto com a processionária
Na clínica veterinária, o diagnóstico de intoxicação por contacto pela processionária é muitas vezes dificultado pela escassa informação de história clínica sobre o animal em causa. Frequentemente o cão e o gato saem de casa para o seu passeio sem que os seus donos se apercebam dos caminhos por onde andam ou o que cheiram, abocanham ou comem. Quando regressam, despertam a atenção pelo seu focinho inchado (edemaciado) língua grossa (macroglossia) por vezes azulada (cianótica), babar intenso (hipersiália e sialorreia), comichão (prurido), vómito e dor intensa quando o dono tenta à força abrir-lhes a boca na ideia de encontrar um corpo estranho (pau, lasca de madeira, etc.). 
Segundo a Dra. Anabela Santos Moreirada Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa  : "Mesmo com alguns "conselhos" algo "exóticos", vale a pena partilhar pois é um alerta para uma praga que se está a alastrar a velocidade galopante, com os perigos enunciados no artigo!
Sugiro no entanto que: animal que contacte deve ser visto COM URGÊNCIA por um Médico Veterinário! Humano que contacte deve ser conduzido IMEDIATAMENTE ao serviço hospitalar de urgência mais próximo! NUNCA destrua ninhos de verão, de inverno nem as as próprias lagartas sem falar com as autoridades competentes (camaras municipais). E... apesar disto, disfrutem o campo, quando tratada a tempo o prognóstico desta intoxicação é bom!"
Para ler todo o arigo, clique no link :

Sem comentários:

Enviar um comentário