segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tudo o que os animais nos podem ensinar…

Olá queridos leitores! É com muita alegria que escrevo estas palavras porque sei que vos faz muita falta e vos vai ajudar a serem melhores pessoas. Decidi transmitir-vos um pouco do que sei sobre a enorme generosidade e compaixão dos nossos irmãos animais e do quanto o seu temperamento e comportamento nos pode ajudar na nossa caminhada neste mundo tão físico. Antes de partilhar com vocês factos sensacionais do quanto eles são surpreendentes, importa começar por definir e esclarecer a terminologia Animal. Em discussões sobre as emoções animais, por vezes esquecemos que os seres humanos também são animais. Contudo, é estranho usar a expressão animais não humanos para referir seres a que normalmente chamamos "animais". Por esta razão, ao longo do tempo que vos acompanharei usaremos a palavra "animais" para referir animais "não humanos", sabendo que somos TODOS animais, e esperando que este atalhe linguístico não perpetue qualquer "esquecimento".
Quantos de vocês acreditam que os cães têm sentimentos?. É importante começarmos por reconhecer que os animais têm sentimentos porque estes são importantes. Os animais são seres com sentimentos que sentem os altos e baixos da vida quotidiana e devemos respeitar isso quando interagimos com eles. Os animais não são apenas os companheiros com quem vivemos, de quem cuidamos e que amamos; são também os biliões de outros animais domesticados que vivem em quintas e matadouros e nos fornecem comida e vestuário. A nossa relação com os outros animais é um assunto complexo, ambíguo, difícil e frustrante, e temos de avaliar constantemente o modo como devemos interagir com os nossos familiares não humanos. Sabemos que não somos as únicas criaturas com sentimentos e deste conhecimento advém a enorme responsabilidade e obrigação de tratar os outros seres com respeito, compaixão e amor.
Tinha que fazer esta introdução antes de relatar alguns casos verídicos muito interessantes que se passaram com eles. Espero ter despertado a vossa curiosidade. Até ao próximo encontro.
Ana Sousa
sousa.alsousa@hotmail.com
http://www.imprensaregional.com.pt/diariodosul/pagina/seccao/1/noticia/217

Sem comentários:

Enviar um comentário