segunda-feira, 28 de março de 2011

Cães podem sentir sofrimento dos donos

Duas investigadoras do Departamento de Ciências do Comportamento, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto, consideram que os cães sentem o sofrimento dos seres humanos, principalmente dos donos.

No estudo publicado na edição de fevereiro da revista Royal Society, Karine Silva e Liliana de Sousa consideram que há fortes probabilidades de o cão utilizar as duas faculdades cognitivas para confortar o ser humano. Apontaram ainda alguns fatores que as levaram a defender esta tese: o facto dos cães domésticos descenderem do lobo, animal altamente sociável; alterações biológicas sofridas durante o processo de domesticação, que começou há cerca de 10 mil anos; e a diversidade de raças existentes. Uma das explicações que apontam para este processo empático é o facto dos cães conseguirem interpretar feromonas especificas libertadas quando uma pessoa está em sofrimento.
As investigadoras ressalvaram, no entanto, que faltam estudos experimentais e discussão científica para comprovar a teoria. Experiências anteriores feitas com ratos já mostraram que estes reagem à dor sentida por outros da mesma espécie.

Sem comentários:

Enviar um comentário