segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Os Cisnes

O cisne-branco (Cygnus olor) é uma espécie de cisne nativa da Eurásia. É uma ave não migratória, mas foi introduzida na América do Norte e noutras regiões como animal ornamental de jardins. Pertence à família Anatidae, à qual também pertencem os patos e gansos.

No seu conjunto, formam o género Cygnus, sendo caracterizados pelo longo pescoço e por patas curtas. A sua distribuição geográfica é diversificada, sendo os cisnes do hemisfério norte brancos, enquanto que os do hemisfério sul apresentam plumagem por vezes colorida. Os cisnes formam casais monogâmicos e constroem ninhos onde chocam entre 3 a 8 ovos. Se a nidificação falha, é comum os membros do casal de cisne procurarem outro parceiro, que as vezes pode ser do mesmo sexo e tomando o ninho das próprias fêmeas e assim continuando a cuidar do ovo.
 
Outros nomes: Mute Swan (Inglês)
 
Distribuição geográfica: São aves nativas do Centro e Norte da Europa, incluíndo o Reino Unido. Foram introduzidas nos Estados Unidos onde se reproduzem em liberdade.cativeiro chegaram a muitos jardins e lagos artificiais como ave ornamental, pelo que se tornaram muito populares um pouco por todo o mundo.

Alimentação:
Vegetação aquática, pequenos anfíbios. insectos e peixes.


Quando adultos, o cisne-branco tem em média entre 125 a 170 cm de altura, com uma longa extensão de asas que variam de 200 a 240 cm. Eles podem repousar até 1.2 m de altura em terra. Os machos são maiores do que as fêmeas.
O cisne-branco é uma das aves que voam mais pesadas, sendo que o macho tem um peso médio de cerca de 12 kg e as fêmeas mais de 8 kg. A maioria das espécies de Cygnus olor é semelhante ao Cygnus cygnus, porém tem bico amarelo e preto, e ausência de um pescoço curvado, é maior e mais pesada, e não tem a característica projeção acima do bico. Ambos também emitem sons diferentes.
Aves jovem, chamada cygnets, não são brancos e brilhantes como os adultos, bem como a seu bico é preto, e não laranja. A cor da faixa estabelece branco puro para um amarelo-claro a cor cinzenta. A cor branca dos cygnets têm um gene leucistic, visto com mais frequência nos estados norte-centrais dos Estados Unidos e na Polônia.
 
Após a formação do casal, a ave não se separa mais do companheiro. O acasalamento ocorre na água: o macho e a fêmea nadam juntos e mergulham a cabeça e o pescoço na água por várias vezes seguidas. Depois, de frente um para o outro, esticam o peito e abrem as asas, chegando quase a flutuar fora d’água. Têm uma postura por ano.
 
De porte elegante e movimentos graciosos, o cisne é uma das mais lindas espécies para ornamentação de ambientes ao ar livre, como jardins e parques públicos e espaços em propriedades privadas. Além disso, como é uma ave fácil de lidar, graças a sua rusticidade, a criação apresenta baixo custo.
Embora não seja tão dócil quanto outras aves aquáticas, sobretudo quando se sente ameaçado e durante a época de reprodução, o cisne não exige muitos cuidados.

Esperança de vida:
Em liberdade cerca de 20 anos
Em cativeiro podem ultrapassar os 30 anos.

Estatuto de conservação:
Pouco Preocupante




Fotos : Cisnes (2 machos e 2 fêmeas) do Parque do Rio Ul em S. João da Madeira

http://bicharada.net/animais/animais.php?aid=359
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cisne-branco
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cisne
http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-criar/noticia/2013/12/como-criar-cisne.html

Sem comentários:

Enviar um comentário