segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Os nossos patinhos




No Parque Urbano do Rio Ul temos uma colónia de patos de forma selvagem das espécies domésticas, que se alimentam de vegetação aquática, moluscos e pequenos invertebrados.
O pato é um dos poucos animais que anda, nada e voa com razoável competência.
É o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta. É dotado de perfeito senso de direção e comunidade.

São sobretudo Patos Marrecos e Patos Reais.Anas platyrhynchos - Pato Real com a sua cabeça verde e anel branco no pescoço (no caso dos machos), assim como a sua semelhança comalgumas “formas” domésticas, torna-a na espécie mais fácilmente identificável entre todas as espécies de patos. 
  
Os machos adultos têm a cabeça "verde-garrafa" e um anel branco no pescoço. O dorso e o ventre são acinzentados  e o peito é castanho escuro.O espelho alar é azul e o bico é amarelo. As fêmeas tem um padrão de plumagem, em tons de castanho, sendo semelhante a outras espécies de patos de superfície.



Porém, algumas características como o tamanho, espelho alar, ou cor do bico, podem ajudar a distinguiresta espécie das outras com alguma segurança.
Os juvenis e os adultos em eclipse apresentam algumas semelhanças com as fêmeas. São ainda fácilmente identificáveis, tanto em voo como pousados, devido às suas vocalizações, uns muito típicos quá-quá-quá. 
                                      
 Abundância e calendário
Em Portugal o pato-real é sobretudo uma espécie residente, nidificando, entre Março e Julho, de norte a sul do país, sendo porém mais abundante nas principais bacias hidrográficas portuguesas e nas barragens e açudes a sul do rio Tejo. Ocupa  praticamente todo o tipo de habitats aquáticos,desde lagoas costeiras, barragens, açudes e valas de rega até ribeiras, rios, pauis, arrozais, ETAR’s, parques urbanos, etc., preferindo essencialmente zonas de águas pouco profundas.


É um belo passeio vir ao nosso parque que conta com muitos mais animais como os  2 mochos  e os  ouriços  que  no  dia  4  de  Outubro, dia do animal



Sem comentários:

Enviar um comentário