segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Investigador da UA publica artigo pioneiro sobre gato doméstico

Os gatos domésticos, afinal, não circulam tão livremente em zonas naturais como se temia, embora tal continue a ser motivo de preocupação para a conservação da natureza. A conclusão resulta de um estudo pioneiro sobre o gato doméstico realizado por Joaquim Ferreira, investigador do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM).
O estudo sobre o gato doméstico, realizado em parceria com investigadores do CBA/FCUL e espanhóis (EBD/CSIC), surge publicado num artigo na revista científica PLoS ONE, e intitula-se "Factores associados à presença humana regulam as populações de gatos domésticos em áreas naturais".

A investigação demonstrou que a distribuição e o número de gatos domésticos em zonas naturais depende dos recursos disponibilizados pelo homem, sendo a sua ecologia espacial limitada pelo estado de conservação dos habitats e pela existência de uma comunidade de carnívoros silvestres bem preservada, refere um comunicado.

O trabalho representa um enorme contributo para a estratégia de conservação da diversidade biológica em áreas naturais, em especial para espécies ameaçadas como o gato-bravo-europeu, que se tem cruzado com o gato doméstico – ameaçando a integridade genética e a preservação do primeiro -, e o lince-ibérico, para o qual o gato doméstico constitui veículo de doenças.

http://noticias.portugalmail.pt/artigo/20111109/investigador-da-ua-publica-artigo-pioneiro-sobre-gato-domestico

Sem comentários:

Enviar um comentário