quinta-feira, 15 de maio de 2014

VACINAÇÃO ANTI RÁBICA e IDENTIFICAÇÃO ELECTRÓNICA


AVISO

 

VACINAÇÃO ANTI  RÁBICA e

 IDENTIFICAÇÃO ELECTRÓNICA

 

Em Junho de 2014

 

Avisam-se todos os interessados, que irá decorrer a campanha de vacinação anti rábica à taxa normal (5€) e identificação electrónica (13€) na sala de vacinação localizada no Mercado Municipal (-1), nos dias e horas abaixo indicados:

 

DIA
DATA
HORÁRIO
INÍCIO
FIM
Quinta-feira
5
14H00
17H30
Quinta-feira
12
14H00
17H30
Quinta-feira
19
14H00
17H30
Sábado
21
09H00
12H00
Quinta-feira
26
14H00
17H30

 

Relembramos que é obrigatório que todos os cães nascidos após 1 de Julho de 2008 têm que estar vacinados e identificados.


Para consulta dos Editais destes serviços, é favor dirigir-se ao Gabinete da Médica Veterinária no interior do Mercado Municipal.


https://drive.google.com/file/d/0B9F2FM6XFFxnVGdqbkQ1OEhjNDQ/edit

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Cães encontrados mortos foram envenenados com raticida


Relatório da necropsia disponível para download no final do artigo
 
A análise do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) ao cadáver de um dos animais encontrados mortos em S. João da Madeira revelou que este foi vítima de envenenamento por raticida. De acordo com a informação do presidente da câmara na última reunião do executivo, o cão terá ingerido uma refeição de frango envenenada, o que indicia intenção criminosa.
O caso foi exposto na presença de alguns elementos da Ani São João e de outros ligados a movimentos cívicos de apoio aos animais presentes na reunião desta terça-feira. Teresa Oliveira, presidente da associação, lamentou ter-lhe sido recusada a cedência de um dos cadáveres para contra-análise e alertou para outros casos de animais mortos na cidade, como cerca de 30 gatos encontrados durante o último mês. “Talvez fosse bom que o município tivesse em consideração o que se está a passar”, apelou.
Ricardo Figueiredo condenou o ato criminoso e garantiu a atenção do município e da PSP a estas situações. Apelou ainda à formação de um movimento de sensibilização da opinião pública.
O vereador do PS, Luís Miguel Ferreira, avisou que a sensibilização “não chega” e insistiu na apresentação de uma queixa-crime contra desconhecidos. “É preciso levar isto até às últimas consequências”, afirmou.
Os argumentos não convenceram uma das defensoras dos animais presente na sala, que denunciou o “papel minoritário dos animais na cidade”. “É primordial apurar os responsáveis”, pediu Bruna Mendes, para quem aquilo que aconteceu aos animais “podia ter acontecido a uma criança”.
A jovem lamentou ainda que S. João da Madeira não possua canil próprio, afirmação rebatida pelo presidente da câmara com a existência do intermunicipal de Ossela, onde um quarto dos animais são  Bruna Mendes lembrou que a capacidade do canil intermunicipal - 100 animais - já excedeu “há imenso tempo”.


Em comunicado, a câmara informa que “está a diligenciar junto das entidades competentes no sentido da instauração de processo criminal contra incertos, com o objetivo de apurar os responsáveis por estes atos chocantes que merecem o mais absoluto repúdio e condenação”.

 
Nota : O Canil Intermunicipal da Associação de Municípios de  Terras de Santa Maria tem capacidade para 280 animais.
http://canilintermunicipaldaamtsm.blogspot.pt/