terça-feira, 11 de junho de 2013

Sabe o que é um cão de Serviço?

O Cão de Serviço é um Cão individualmente instruído para auxiliar pessoas com incapacidades motoras.
Cão de Serviço é uma categoria de Cão de Assistência. Segundo a IADDP, um Cão de Assistência é um cão individualmente educado para realizar tarefas que aumentem a autonomia e a funcionalidade da pessoa com deficiência (IAADP, 2001).
Existem várias categorias de cães de assistência:
•Cão-guia: auxilia pessoas com deficiência visual;
•Cão de alerta: avisa pessoas, por exemplo com epilepsia, da proximidade de ocorrência de um ataque;
•Cão para surdos - indica fontes sonoras a pessoas com deficiências auditivas;
•Cão de serviço - auxilia pessoas com incapacidades motoras.A raça mais utilizada para o trabalho de cão de serviço é o Labrador Retriever pelas suas características comportamentais. É um cão atento, com grande capacidade de aprendizagem, basicamente sem características agressivas, com baixa sensibilidade táctil e muito alegre, interactivo, simpático e visualmente atraente.
Em Oliveira de Azeméis, na Quinta do Côvo, Sebastião Castro Lemos ensina cães de assistência e cães para surdos, para a Associação Ânimas da qual faz parte da direcção e é o coordenador dos instrutores. Os cães vão dar um grau de autonomia muito maior a quem os utiliza.
Há mais dois instrutores um em Braga e outro em Vila Real.
Esta Associação tem sobretudo 2 Programas:
*Programa AAA's
Trata-se de uma intervenção sem objectivos específicos que pode ocorrer em vários ambientes, dirigida por voluntários com formação que produzirá benefícios a nível motivacional, educacional, recreativo e que não exige a medição e o registo dos resultados.
*Programa TAA's
Terapia Assistida por Animais (TAA)
Trata-se de uma intervenção com um objectivo específico que integra o animal como elemento do processo de tratamento. É dirigida por profissionais de saúde e destina-se a promover uma melhoria no funcionamento físico, social, emocional, cognitivo. O processo deve ser documentado e avaliado de forma contínua.Trata-se de uma intervenção sem objectivos específicos que pode ocorrer em vários ambientes, dirigida por voluntários com formação que produzirá benefícios a nível motivacional, educacional, recreativo e que não exige a medição e o registo dos resultados.

Sala de Vacinas encerrada

Informam-se os interessados que a sala de vacinas estará encerrada no dia 13 de Junho.
Gratos pela compreensão.