quarta-feira, 30 de novembro de 2011

AVISO - Alteração do Horário da Sala de Vacinas no Mercado Municipal

Informamos todos os interessados que a sala de vacinas estará aberta no dia 7 de Dezembro de 2011 das 14H00 às 16H00.


Obrigado.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cão labrador e gato persa são os favoritos dos portugueses


A União Zoófila e a Nintendo realizaram um estudo sobre as preferências dos portugueses em relação a cães e gatos e a amostra concluiu que o cão labrador e o gato persa são as raças favoritas.
O estudo conclui que o lavrador e o pastor alemão são as raças preferidas de cães e entre os gatos as raças persa, siamesa e o europeu comum são os que mais se destacam nos gostos dos portugueses.
O documento refere ainda que metade dos inquiridos tem um gato em casa, 28% têm um cão e um gato e 70% têm um cão.
A maior concentração de pessoas que têm cães e gatos como animais de estimação vivem no interior norte do país (28%) e quanto mais velhas são maior é a tendência para gostar de gatos.
A amostra concluiu que o afecto, a amizade que os animais transmitem e a companhia que fazem são as principais motivações que levam as pessoas a tê-los. E, tal como o provérbio popular, o estudo garante que o cão foi eleito como o melhor amigo e companheiro das pessoas.
O estudo resultou de 454 inquéritos validados online, o que corresponde a uma margem erro de cerca de 4,6%, para um intervalo de confiança de 95%.

 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Loja do cidadão para animais

Uma novidade para quem tem cães, gatos e companhia. Um serviço que trata de toda a documentação de quem quer viajar com o seu animal de estimação, executando todos os passos necessários do ponto de vista legal, para a sua saída e posterior entrada no País, funcionando assim numa lógica de loja do cidadão do animal. Acabada de ser lançada no mercado, a Prime Pet é uma empresa pensada no sentido de simplificar a vida a quem tem um animal de companhia.
Esta empresa também presta serviços como apoio veterinário e fisioterapia ao domicílio, dog-walking, pet-sitting, serviços fúnebres, serviço de transporte seguro de animais, e representa um seguro de saúde específico para os mesmos.
Todas as informações sobre a Prime Pet podem ser consultadas no site http://www.prime-pet.net/..

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aprovada a lei orgânica da nova Direção Geral de Alimentação e Veterinária


  

O Conselho de Ministros de 3 de Novembro aprovou a orgânica da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), visando a consecução de uma melhoria substancial da protecção da saúde pública e da defesa dos direitos dos consumidores através da revalorização das atribuições no domínio da segurança alimentar e da sanidade animal e vegetal, bem como um decreto regulamentar que reestrutura o Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP). O GPP é ainda investido nas funções de entidade coordenadora do orçamento do MAMAOT.
Foi ainda aprovada, no âmbito da racionalização de recursos e de melhoria da eficiência, a orgânica da Inspecção-Geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (IGAMAOT), que resulta da fusão das anteriores Inspecção-Geral da Agricultura e Pescas e Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território. A nova Inspecção-Geral tem intervenção em três áreas principais – controlo e auditorias internos dos organismos do MAMAOT, controlo e auditoria da atribuição de fundos comunitários e acompanhamento e avaliação da legalidade em matérias de incidência ambiental e do ordenamento do território – que devem encontrar reflexo na estrutura e organização interna.
O Conselho de Ministros aprovou igualmente, por decreto regulamentar, a orgânica da Secretaria-Geral do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, que resulta da fusão das secretarias-gerais dos extintos Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, e do Ambiente e do Ordenamento do Território e foi ainda aprovada a orgânica da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) que passa a concentrar todas as áreas de produção agrícola, incluindo as matérias relativas à produção animal e vegetal, aos recursos genéticos, ao território e agentes rurais, ao planeamento e gestão do regadio e infra-estruturas hidráulicas, à engenharia agro rural, ao ordenamento do espaço rural e recursos naturais.