segunda-feira, 28 de março de 2011

Cães podem sentir sofrimento dos donos

Duas investigadoras do Departamento de Ciências do Comportamento, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto, consideram que os cães sentem o sofrimento dos seres humanos, principalmente dos donos.

No estudo publicado na edição de fevereiro da revista Royal Society, Karine Silva e Liliana de Sousa consideram que há fortes probabilidades de o cão utilizar as duas faculdades cognitivas para confortar o ser humano. Apontaram ainda alguns fatores que as levaram a defender esta tese: o facto dos cães domésticos descenderem do lobo, animal altamente sociável; alterações biológicas sofridas durante o processo de domesticação, que começou há cerca de 10 mil anos; e a diversidade de raças existentes. Uma das explicações que apontam para este processo empático é o facto dos cães conseguirem interpretar feromonas especificas libertadas quando uma pessoa está em sofrimento.
As investigadoras ressalvaram, no entanto, que faltam estudos experimentais e discussão científica para comprovar a teoria. Experiências anteriores feitas com ratos já mostraram que estes reagem à dor sentida por outros da mesma espécie.

sexta-feira, 18 de março de 2011

3º Aniversário do Canil Intermunicipal


No dia 27 de Março o nosso Canil faz 3 anos. Assim, como em anos anteriores vamos ter de 28 de Março a 1 de Abril, todas as tardes temos adoções. Cada dia é um Concelho :
28.03 - Oliveira de Azeméis;
29.03 - S. Maria da Feira;
30.03 - Vale de Cambra;
31.03 - Arouca e
01.04 - S. João da Madeira.
Visitem-nos! Divulguem!
http://canilintermunicipaldaamtsm.blogspot.com/

quinta-feira, 17 de março de 2011

CÃO PERDIDO EM S.JOÃO DA MADEIRA

O Benny desapareceu na sexta-feira, dia 18 de Fevereiro de 2011, em S. João da Madeira. É um cão de porte médio com 10/12 Kg, preto com pelo médio.
Ele foi acompanhado por um cadela de raça lavrador de cor Beje, da casa vizinha, ele rebentou o cadeado por isso ainda deve andar com ele na coleira.
Peço por favor, se alguém avistar algum animail com estas caracteristicas que entre em contacto comigo.
Cristiana Ribeiro 919504710 ou então crixtiana_9@hotmail.com.
Agradeço a atenção e espero obter boas noticias.
Cumprimentos,
Cristiana Ribeiro

segunda-feira, 14 de março de 2011

Metade dos portugueses com pelo menos um animal de estimação

O estudo 2 PET’s realizado pela GFK mostrou que quatro em cada dez portugueses tem pelo menos um animal de estimação, sendo que os cães representam 30 % das preferências e, destes, são os rafeiros que predominam
Depois dos cães, são os gatos os mais acolhidos pelos portugueses, com presença em 19 % dos lares, seguidos pelos pássaros com 8 por cento. Cerca de 52 % dos donos de cães revelam não ter animais de raça, mas no que respeita aos gatos o fenómeno inverte-se sendo 74 % os que afirmam ter animais de raça.
O estudo mostra ainda que entre os cães de raça, os que têm maior penetração são os caniches (11%), seguido das raças Boxer, Pastor Alemão e Labrador (5%). Em menor número estão os Pincher e os Podengo Português, raças que existem em apenas em 3 por cento dos lares.
Dos gatos de raça, o Siamês mostrou ser o que existe em maior número (20%). “Nesta dinâmica de forte penetração de animais de estimação em casas portuguesas, a GfK apresenta resultados que demonstram o comportamento social e familiar em relação aos animais que coabitam com as famílias, custos com a alimentação, veterinário, tempo dispensado e todos os cuidados dedicados à bicharada”, refere o estudo.

SEPNA - Denuncie Maus tratos e abandonos!

SEPNA é um organismo da GNR criado para defender o Ambiente e os Animais.
Uma das suas missões é "Velar pela observância das disposições legais no âmbito sanitário e de protecção animal".
Sempre que assistir maus tratos e abandonos não fique indiferente!Faça a sua denúncia através do número 808 200 520.

PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES SOBRE ANIMAIS DE COMPANHIA E LEGISLAÇÃO DE BASE 
http://5414402268356748360-a-1802744773732722657-s-sites.googlegroups.com/site/canilintermunicipaldaamtsm/Home/ficheiros-ciamtsm/PERGUNTASeRESPOSTASMAISFREQUENTES30D.pdf?attachauth=ANoY7cojPYfQtyeszha588F82HEFhKS7tIzIyB8PK2QUjoBvkOy1zlTgbKP5fWy2bOpwwqZNDrp8mxEtG2gUx9I0qqL678bU9mQT0tb0exLcbCfMcJ2JaTHDNkPw0_8V4sXXYV2b5Zr4HB38kXuh7diGBYOQC5DtGO6KSWOvZi5cunyi_oHwhofEMjb7mGoKHI_GTRdL0mNWi2vTj55ByE7_r4vpDO14eIMmWbBSrSmqGKsjbv6MydiPg3L1sbQ1yENthrRCthuB1mIwEyxOHXLj_FnhbexQkz8vhP0D_QM2f6_bCwq0pYc%3D&attredirects=0O

sexta-feira, 11 de março de 2011

Galinhas domésticas sentem a dor do outro





As galinhas domésticas exibem sinais de empatia, a capacidade de sentir a dor do outro, de sentir compaixão, revela um estudo divulgado pelo Mail Online. Esta descoberta tem implicações importantes no bem-estar dos animais de aviário e de laboratório, dizem os investigadores. A empatia, até agora pensado ser uma característica exclusiva dos seres humanos, faz com que um indivíduo se sinta afectado pelo estado emocional de outro. Os sentimentos “espelham-se” no observador, conduzindo à partilha da experiência de estar feliz, triste ou angustiado.
Os investigadores demonstraram que as galinhas possuem essa capacidade de empatia, pelo menos com as suas próprias crias. Os cientistas escolheram galinhas e pinto porque consideram que a empatia provavelmente desenvolve-se com a preocupação parental. Foi realizado um número de procedimentos controlados que envolviam arrepiar as penas dos pintainhos e das mães galinhas com um jacto de ar. Quando as crias eram expostas a jactos de ar ficavam angustiadas, assim como as mães. As batidas cardíacas das galinhas aumentavam e a temperatura do olho baixava – um claro sinal de stress – e ficaram cada vez mais alertas.
Jo Adgar, da Escola de Ciências Veterinárias da Universidade de Bristol, Inglaterra, disse: “Descobrimos que as aves fêmeas adultas possuem pelo menos um atributo subjacente essencial à empatia, a capacidade de ser afectada e de partilhar o estado emocional do outro”. O estudo foi hoje publicado no Proceedings of The Royal Society B.